Saturday, January 29, 2011

Blog Post: Estrat�gia de TI: Inova��o na �rea de TI ? S� isto ?

Olá, tudo bem?

O mercado de TI é cada vez mais complexo e às vezes é difícil de aceitar todas as novas tendências na primeira vista. Importante é que nos precisamos sé lembrar de que o mercado tem uma própria dinâmica independente das nossas capacidades na área de TI.

Na mais recente edição da Sloan Management Review, Sloan introduziu um novo estudo que eles estavam fazendo junto com a IBM chamado “ Intelligent Enterprise ”. No estudo, eles pesquisarem 3000 executivos e pediram-lhes para definir as prioridades mais importantes para os próximos dois anos. O que vocês acham que fui à prioridade mais votada?

Surpreendentemente ninguém mencionou redução de custos, agilizar o crescimento, redução de riscos ou aumentar a agilidade.

 O ponto mais importante foi "A conseguir a diferenciação competitiva através da Inovação”. Ótimo, mas isto afeta minha área de TI? Eu tenho possibilidades de influenciar esta prioridade? Mas como a área de TI pode ajudar na inovação? Eu não tenho tempo de pensar ?

O estudo da IQ Digital , que entrevistou 750 executivos para identificar o papel principal dos CIO’s no processo de inovação, mostra que 75 % dos CIO’s se concentram nas inovações internas na própria área de TI. Apenas 25% disseram que o papel dos CIO’s tem impacto voltado o mercado para ajudar a desenvolver novos mercados, produtos e clientes.

Analisando estas pesquisas nos podemos compreender que a organização espera uma perspectiva de inovação da área de TI. Uma pergunta constante é se nos estamos falando sobre a inovação empresarial usando tecnologia ou nós estamos falando sobre o que é inovação poderia melhorar nos processos de negócios ou a função da TI própria? Ou ambos?

Um exemplo pratica que me passa na cabeça fui uma companhia de seguros que há alguns anos tentava de resolver este problema. Eles não formalizarem o problema desta maneira, mas este era essencialmente o problema. O que eles fizeram foi criar uma função de inovação de TI muito pequena que estava apenas olhando como aproveitar e capitalizar os esforços de inovação de seus fornecedores.

O que estavam fazendo os fornecedores - como Microsoft, IBM, HP e Oracle - e como eles poderiam aproveitá-lo? Era mais de uma função de divulgação e comunicação para incorporar essas ideias.

Ao mesmo tempo, eles criaram uma função de inovação de produtos. Era uma função de negócio respondendo direto para o presidente de negócios. Nessa função, eles analisarem a própria organização, mercado e vários concorrentes olhando na inovação de produtos e serviços. Ao longo do tempo eles perceberem que um capacitador importante na criação de inovações é a área de TI. Infelizmente a área de TI nunca fui considerada uma área estratégica inovadora. Mas como? Quem? Eles têm a maturidade?

Analisando os pros e contras, eles incluírem o CTO no processo de inovação, incluindo o pensamento como cobrir as dimensões de tecnologia e informação nos produtos e funções comerciais.

Então, eu acho que precisamos pensar sobre o que é nosso papel no processo de inovação. Como a sua função na área de TI poderia gerar mais impacto voltado o mercado para ajudar a desenvolver novos mercados, produtos e clientes.

Até o proximo post,

Markus

Technorati Tags: ,

Kate Beckinsale Shiri Appleby Kelly Hu Michelle Rodriguez Mena Suvari

No comments:

Post a Comment